Imagine uma cidadezinha toda murada, com casinhas super antigas,com flores nas janelas, e bem preservadas, que você tem vontade de referenciar só no diminutivo mesmo de tão fofa que é! Essa é Óbidos, cuja a maior atração é a própria vila em si!
A história da cidadela remete a época medieval, quando o rei Dinis se casou com Isabel de Aragão. Ele deu Óbidos como dote para a esposa, e após isso virou tradição, até o século XIX, dentre os reais. O que ajudou, em muito, a bela conservação da vila.
Apesar de bem pequena, tem tudo que turista gosta: restaurantes com comidas regionais, cafés (os doces locais são bem gostosos!), lojas de lembrancinhas e garrafeiras ( lojas onde se vende bebida alcoólica) com muita ginjinha-licor típico da região geralmente servido em um copo de chocolate- para provar ou levar para casa.
De Lisboa até Óbidos pode-se ir de carro ou ônibus. Alugamos um carro pois resolvemos ir parando pelo caminho e dormindo em algumas cidades. Direto, o trajeto seria em torno de 1h e 30 min mas no nosso caso viemos de Sintra. Fora de temporada , em maio quando fui, por exemplo, é bem tranquilo estacionar pelas ruazinhas fora da muralha (não se pode estacionar lá dentro). Em todo caso, existem dois estacionamentos pagos de fácil acesso.
Para aproveitar com mais calma , resolvemos passar uma noite por lá, que é mais do que suficiente. Ficamos em uma pousada fora da Muralha (parece Game of Thrones, não? rs) mas que fica há menos de dois minutos de lá e o preço é melhor. Pousada do Louro (só é um pouco antiga,há quem possa ter problemas com isso).
Fomos na semana de Corpus Christi e, mesmo não sendo católica, achei bem interessante ver a procissão , que segundos os católicos que estavam comigo, remetiam às de antigamente no Brasil , com a cidade toda 'arrumada' para isso .
As muralhas- com seus quase 2 quilômetros -, na verdade "a muralha de pedra" , tinha como propósito original o deslocamento rápido dos soldados que tomavam conta da fortificação mas, atualmente, seu propósito é ser um mirante para os turistas (que não têm muito medo, pois elas não proteção em um dos seus lados!) , você consegue visualizar toda a vila lá de cima , assim como pode 'cortar caminho'.
1 - Castelo de Óbidos
2 - Igreja da Misericórdia
3 - Porta da Vila
*Infelizmente os azulejos estão em reforma!
4 - Igreja de Santa Maria
5 - Aqueduto de Óbidos
7 - Pelourinho
Veja também:
Comments